Frankfurt am Main em alemão, também apelidada de “Mainhattan” – mistura de Main (o rio Meno) com Manhattan.
É o mais importante centro financeiro da Alemanha e famosa por suas feiras de livros (a primeira delas realizada em 1480 na praça Römer) e grandes feiras de automóveis. Em Frankfurt está a sede do Banco Central Europeu, que é na realidade um prédio duplo com 185 metros, inaugurado em 1998, é o banco emissor oficial do euro. É a cidade natal de Theodor Adorno, Anne Frank, Henri Nestlé e Johann Wolfgang von Goethe. Uma cidade cosmopolita 30% da sua população é de estrangeiros, chineses, indianos, latino-americanos, eslavos e, principalmente, turcos. Suas principais estações são Frankfurt Hauptbahnhof (estação central) e a estação Flughafen Ferbahnhof (estação do aeroporto).
Especialidade de Frankfurt: Apfelwein (vinho de maçã), sua bebida nacional, aqui também chamado “Ebbelwei” ou “Stöffche” é uma especialidade da cidade há quase trezentos anos, e a Salsichas Frankfurter.
História
Frankfurt surgiu há mais de 1200 anos, quando o rei dos francos escapou dos saxões pelo rio Main e fundou a Vau dos Francos, ou Franconovur. O primeiro registro oficial de Frankfurt data de 794. Desde 1875 é uma metrópole, com mais de 100 mil habitantes. Na segunda guerra mundial, foi quase totalmente destruída mas reergueu-se com mais charme do que nunca. Desde então, consolidou-se como meca financeira e hoje tem a terceira bolsa de valores mais importante do mundo.