Chegando na estação já aproveitei para reservar outras passagens de trem e comprar o Roma Pass.
Para reservar é só procurar pela sala de atendimento da Trenitalia (empresa de trens italianos). A atendente falava além de italiano, inglês e espanhol. Como eu já levei os horários e os trechos que eu queria impressos foi fácil e rápido.
Reservei os trechos Roma-Pisa custou 3 euros ( 400 yenes).
Pisa-Firenze (Florença) não precisou reservar pois não paga nada para quem tem o passe Eurail, não precisa nem de bilhete e tem trem a cada 30 minutos.
Firenze-Paris o trem noturno pela Artesia de Nuit custou 75 euros ( 10.200 yenes). Mas esse trecho parece que foi suspenso agora em Dezembro/2011 mais informações aqui.
Lembrando que esses preços são para quem tem o Passe Eurail.
Muito útil esse passe, na verdade você compra 1 mas são 2 passes, um para ser usado em atrações e outro para o transporte público. E ainda evita filas, tem entrada exclusiva nas atrações.
O Roma Pass permite a entrada gratuita nos 2 primeiros museus ou sítios arqueológicos, nas próximas atrações que fazem parte do passe paga-se metade da entrada e tem o passe para usar no transporte público (ônibus, metrô e uma linha de trem). O passe custa 30 euros e é válido durante 3 dias (sendo ativado na primeira atração, ou na primeira viagem em um transporte público e expira às 24h00 do terceiro dia).
Com o passe vem um kit : Cartão do Roma Pass, cartão do passe de transporte, mapa de Roma, lista dos museus que fazem parte do passe e um roteiro, desconto em algumas exposições e eventos.
Mais informações no site oficial: Roma Pass (em inglês).
Eu usei o Roma Pass no Coliseu/Fórum Romano/Palatino (que contam apenas como uma entrada) e depois no Museus Capitolinos e claro usei muito ônibus e metrô por 3 dias. A melhor forma de se locomover em Roma é de ônibus, já que são poucas as linhas de metrô.
Empresa de transportes públicos: ATAC (ônibus-metrô)