DIA 3 – Visitamos: Coliseu – Fórum Romano – Fontana di Trevi – Piazza di Spagna- Piazza del Popollo – Piazza Della Republica – Igreja S.M.Della Vitória – Igreja S.M.Magiore
Esse dia foi bem corrido ( isogashii ), utilizamos bastante o metrô, era o último dia de passeios em Roma e ainda muitas atracões para visitar.
COLISEU ( Anfiteatro Flávio )
Comentários das Fotos: Dá para ter noção qual era a altura que ele atingia. A placa que ficava e ainda fica em uma das entradas.
“Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma ruirá e quando Roma cair, o mundo cairá.” ( Beda Venerable, monge inglês e sua famosa profecia ).
Comentários da Foto: Deste ângulo dá para ver toda a área que o Coliseu ocupa e suas ruínas.
Começamos pelo Coliseu, tem uma fila separada para quem tem o Roma Pass. E o Coliseu-Fórum-Palatino contam como uma só atração (só um ingresso). Na frente do Coliseu tem pessoas fantasiadas como gladiadores e Imperador que posam para tirar fotos ( eles cobram pelo serviço ).
uma das entradas
Comentários das Fotos: A expectativa da entrada, e seus corredores quase que intactos.
Dentro dele pode-se andar por alguns corredores e subir um andar onde tem exposição com alguns itens. E no meio é possível ver a parte subterrânea que era o local de onde surgiam os animais içados por elevadores, parecia mágica. E tem uma parte da arena reconstruída e algumas arquibancadas para se ter uma idéia como era antigamente.
ilustração para chegar às arquibancadas
arquibancadas
parte subterrânea
Comentários das Fotos: Escada para ver o andar de cima e uma exposição com materiais da época. Tem acesso por elevador também. Cabeças de estátuas que decoravam o coliseu. Ilustração de como chegavam às arquibancadas. Algumas arquibancadas recriadas para se ter noção de como eram. E o que resta da parte subterrânea com seus corredores e mecanismos de elevadores.
UM POUCO DE HISTORIA
Um símbolo do poder e da riqueza que o Império Romano alcançou, foi construído para entreter o povo romano, sendo a maior arena do mundo antigo.
Era originalmente conhecido como “Anfiteatro Flávio”, começou a ser construído no ano 72. pelo Imperador Vespasiano e inaugurado pelo seu filho Tito no ano 80, em um evento que durou 100 dias de jogos ( lutas ).
foto panorâmica (clique para ver maior)
Com capacidade para aproximadamente 50 mil pessoas, sua entrada era gratuita, apenas os lugares que eram divididos de acordo com a posição social.
Foi usado para variados espetáculos com gladiadores, animais selvagens e também animais exóticos trazidos de todo o Império; execuções e eram encenadas representações de batalhas navais ( naumachia ).
As lutas entre os gladiadores não era só banho de sangue e mortes, grande parte dos combates terminavam em empate ou com a rendição de um dos oponentes. Os romanos gostavam de ver um bom combate, tinha técnica e até escola de gladiadores, igual os lutadores profissionais de hoje em dia. As lutas duraram aproximadamente 500 anos. Mais tarde foi usado como habitação, pedreira, fortaleza, oficina e templo cristão. E hoje é umas das maiores atrações de Roma e de toda a Itália.
parte coberta que seria a arena
dá para imaginar a expectativa
Comentários das Fotos: Metade da arena coberta, na época o chão era de areia. A expectativa do quê sairia dali de dentro. Eram onde ficavam arquibancadas. Vista geral de cima. Vista da lateral com a cruz onde supostamente era o camarote do Imperador.
Apesar de estar em ruínas devido a terremotos e pilhagens (foram retirados os melhores materiais para construções de outros monumentos, praças e até o Vaticano), ele ainda impressiona pelo seu tamanho, sua arquitetura, por resistir ao tempo. Lá dentro você o imagina como ele era, com seus 4 andares e uma engenhosa cobertura de lona retrátil no telhado ( o “Velarium” ) para proteger os espectadores do sol e por fora todo branco com mármore travertino.
Brasileira, casada, amo viajar! Adoro passear e me aventurar por novos lugares, conhecer sua história, fatos, curiosidades, vivenciar emoções ao me deslumbrar com lindas paisagens e lugares. Para mim a aventura já começa quando vou pesquisar por algum lugar que quero conhecer. No blog relato minhas experiências de viagem. Sejam Bem Vindos!
Ver todos os posts por Jaque
Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado. Cancelar resposta