Olá!
Essa foi minha segunda visita à cidade de Nara, que fica na região de Kansai. Fui ao festival “Summer Sonic”, e no outro dia fui para Nara (post dele: aqui).
É outra visita que fiz a partir de Osaka, só que dessa vez fui para Nara de trem. Foram 50 minutos, da estação JR Osaka até a estação de Nara e 780 ienes pela linha Yamatoji.
Comentários das Fotos: Estação JR Nara. O mascote “Monge Veado” na estação. Balcão de Informações ainda na estação.
Chegando na estação fomos até o balcão de informações, que fica à esquerda depois da catraca, para pegar os panfletos turísticos da cidade, geralmente tem panfletos em inglês. E dessa vez tivemos uma grata surpresa, a funcionária que nos atendeu foi muito educada e prestativa (coisa que já estamos acostumados aqui) mas ela foi além, pegou o panfleto e traçou um pequeno roteiro para nós a partir da estação, baseado nos pontos principais da cidade. Até dava dicas e falava a importância das atrações. Mapa do roteiro sugerido pela funcionária/guia:
Se chegar cedo, dá para ver os pontos principais em 1 dia.
Como em outro dia já visitamos o templo Todaiji fomos visitar o templo Kofukuji (também escrito como Kohfukuji), passamos pelo parque de Nara (Nara Koen) e visitamos o santuário Kasuga Taisha.
Da estação seguimos pela rua Sanjō-dōri (三条通り), tem galerias no caminho e o lago Sarusawa.
Comentários das Fotos: rua Sanjō-dōri que no começo tem até música nos alto falantes dos postes. Galeria da Sanjō-dōri. Lago Sarusawa, bonito e de cor bem verde, convidativo para uma parada para descansar e apreciar.
O Lago Sarusawa antigamente fazia parte do templo Kofukuji, tem carpas e tartarugas.Tem alguns hotéis nessa parte. Costumam tirar foto aqui, do pagode de 5 andares, com o lago e os salgueiros em torno dele. Uma imagem que é muitas vezes usado para representar Nara.
KOFUKUJI
Esse templo budista, foi construído em 669, durante o reinado do imperador Tenji, por um membro do clã Fujiwara, uma família nobre muito importante na época. O templo original foi construído em Kyoto. Em 710, foi movido pela segunda vez, da cidade de Kashihara (Província de Nara) para a cidade de Nara (antiga capital do Japão). Tornou-se principal centro da escola Hosso de budismo. E faz parte da lista de Patrimônio Mundial.
O templo foi danificado e destruído muitas vezes por guerras civis e incêndios, e foi reconstruído muitas outras vezes também. Antigamente era constituído por 175 edifícios e hoje poucos permanecem de pé, do que restou a maioria das reconstruções datam do século 15.

Comentários das Fotos: Uma das entradas do templo. No meio da escadaria, do lado esquerdo tem uma entrada para essa fonte de água, para se purificar lavando as mãos antes de entrar no templo. E mais ao fundo tem o pagode de 3 andares, que foi construído em 1143.
Nan’en-dō (South Octagonal Hall) – é um templo octogonal e faz parte de rota de peregrinação (Saigoku 33 Pilgrimage). Foi construído em 813, o edifício atual é de 1789.
Kofukuji tem 2 pagodes, localizadas em ambos os lados da entrada sul. O de 3 andares que já mostrei acima e outro de 5 andares.
Pagode de 5 andares – é o segundo pagode de 5 andares mais alto do Japão (o outro é o Toji em Kyoto), tem 50,1 metros de altura. Foi construído em 725, o edifício atual é de 1426.
