No meu passeio por Osu/Kamimaezu fui na “Pizzeria e Trattoria Cesari”, já tinha ouvido falar da sua fama, de melhor pizza napolitana do mundo.
Em 2010, Akira Makishima, o proprietário do Cesari Pizzeria Trattoria e Solo Pizza, participou de uma competição feita anualmente em Nápoles, para ver quem fazia a melhor tradicional pizza napolitana do mundo, disputada contra italianos, americanos, espanhóis e franceses, ele foio primeiro chef japonês à ganhar o concurso, e com isso ganhou da União Européia, o selo STG (Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida), concedido à verdadeira pizza napolitana.
A Cesari abre só na hora do almoço 11:00~15:00 (último pedido até 14:30) e na hora do jantar 18:00~22:30 (último pedido até 22:00) e serve só set’s (combos) nesses horários. Para pizzas individuais ou até só em pedaços, servem no “Solo Pizza”, do mesmo dono e que fica na esquina ao lado do Cesari e tem outra “Solo Pizza”, entre os 2 prédios do Parco em Sakae. Os 3 locais tem filas.
Enquanto esperávamos pela mesa (foram 20 minutos) dava para ir escolhendo as opções do “Cesari Lunch Set” a partir de 1.500 ienes (quase 15 dólares). Esse “set” está incluído: aperitivos, sopa, pizza ou pasta, sobremesa e bebida. Como não pedimos nada a mais, ficou 1.500 mesmo por pessoa.
Escolhemos as bebidas (suco de laranja) e logo começamos a ser servidos pelos variados aperitivos (前菜盛り合わせ):
De entrada a sopa, minestrone (ミネストローネ), que significa sopão em italiano.
A Pizza Napolitana (本日のナポリピッツァ)
Mais um pouquinho, para dar água na boca
Como eram 2 “sets”, 1 meu e outro do marido, em 1 pedimos pizza e no outro espaguete.
O escolhido espaguete à Putanesca (スパゲッティ プッタネスカ)
Ainda tem a sobremesa, antes eles trazem uma bandeja com amostras de doces (tinha uns 5 tipos) para escolher um. As escolhas foram brownie com nozes e chantilly, e bolo com chantilly, grapefruit, blueberry e dentro licor de figo.
Sobre a Pizza Napolitana
Algumas regras para a pizza ser considerada “a tradicional pizza napolitana”:
– a massa tem que ser trabalhada e esticada somente com as mãos
– tem medida certa da borda, que tem que ficar alta, dourada e crocante
– tipo de molho certo e queijo mussarela de búfala e manjericão fresco
– só pode ser assada em forno à lenha
– quando pronta, ela tem que estar macia e bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade e o gosto deve ser de pão bem fermentado, misturado ao sabor ácido do tomate, aroma de alho, orégano, manjericão.
Vídeo que fiz no local:
Aprovadíssimo! Aqui no Japão, comer pizza custa caro, e com esse preço vale muito a pena, a pizza é muito boa e além disso o local é charmoso e aconchegante.