Olá leitores! Esse é meu primeiro post sobre a viagem que fiz no final de Dezembro/2013 e começo de 2014, ao Camboja, Tailândia e Malásia.
A ESCOLHA – Esse ano que passou deu aquela vontade forte de viajar para outro país, mas como a grana tava curta, decidi escolher algum lugar aqui perto. E assim eu e meu marido decidimos pela Tailândia com suas praias paradisíacas, e eu quis incluir um lugar que me fascina pelas ruínas históricas, o Camboja. Kuala Lumpur foi encaixada no roteiro pois é o “hub” da companhia aérea Air Asia, que é por onde retornamos ao Japão.
ÉPOCA – Fomos na alta temporada Dezembro/Janeiro (pena que os preços de hospedagem são um pouco mais caros), para aproveitar o feriado de 1 semana que temos aqui no Japão.
PESQUISA – Comecei a ver tudo no começo de Agosto/2013, fiz um pré-roteiro para 10 dias.
PASSAGEM – Pesquisei as passagens de avião no Skyscanner.com e fiz a compra online na segunda semana de Agosto/2013, no site da própria companhia aérea. As escolhidas foram China Eastern, que faz conexão em Xangai (China) e Air Asia companhia aérea de baixo custo (ou low cost em inglês).

VÔOS –
– de Nagoya (conexão em Shanghai) à Siem Reap (Camboja), 31.630 ienes (China Eastern). No trecho Shanghai-Camboja teve um atraso de 1 hora.
– de Siem Reap à Bangkok, 11.652 ienes (Air Asia). Esse trecho tem opção de fazer de ônibus mas a pousada onde fiquei me informou que são 10 horas de viagem, contando o tempo para passar pela imigração. Imagina! Já de avião é 1 hora.
– de Bangkok à Krabi, 9.060 ienes (Air Asia). Encontramos uma moça na pousada que fez esse trecho de ônibus, são 14 horas. E de avião um pouco mais de 1 hora.
– de Krabi à Kuala Lumpur, 8.062 ienes estava em promoção (Air Asia).
– de Kuala Lumpur à Osaka, 18.970 ienes estava em promoção (Air Asia). Foram 6 horas de viagem.
Os valores são de passagem para 1 pessoa (com as taxas de cartão de crédito) e adicional nos vôos pela Air Asia para despachar 1 mala de até 20kg (o permitido era de 7kg apenas) e opção de escolher os assentos.
HOSPEDAGEM – procurei opções baratas/razoáveis com localização boa, prefiro investir mais nos passeios.
Escolhi o booking.com para reservar todas as acomodações, e o pagamento foi feito lá no hotel/pousada, o bom que no booking tem opções com uma data limite para cancelamento gratuito, assim dá para fazer a reserva meses antes. O que é aconselhável, principalmente se for na alta temporada. Só que antes da escolha do hotel/pousada dei uma conferida nas opiniões e fotos dos viajantes da comunidade do tripAdvisor, tem também a classificação com porcentagem dada pelos hóspedes.
O mais difícil de escolher foi hospedagem na ilha Phi Phi Don, pois é mais caro e o local não vale o preço que se paga, e você tem 2 opções: hotel sossegado e longe ou bem localizado e barulhento. Como escolhi ficar lá, na noite da virada de ano escolhi o bem localizado e barulhento mesmo, mas para ficar mais dias não é aconselhável.
Escolhi pousadas nas cidades de Siem Reap (V&A Villa, falei um pouco sobre ela: aqui), Ao Nang (3 Bees Guesthouse, , falei um pouco sobre ela: aqui) e Phi Phi (Pirates House), falei sobre ela: aqui), só em Kuala Lumpur que foi hotel (The YouniQ, falei sobre ele: aqui) próximo ao aeroporto.
DOCUMENTAÇÃO –

Exigências para os 3 países:
• passaporte – com validade mínima de 6 meses, contando a data da viagem
• visto
– para a conexão em Shanghai (ou Xangai) não precisa de visto de trânsito.
– no Camboja é necessário tirar visto, que pode ser tirado na hora que entra no país (Visa on Arrival), são 20 dólares e 1 foto 4X6 ou tem opção de tirar antes online. Quando fui viajar, já no balcão da China Eastern quiseram ver a foto e informar am sobre o pagamento de 20 dólares, estava com foto 3X4, pois eles nos fizeram tirar foto no tamanho 4X6 no aeroporto e só depois que mostramos que nos deram a passagem.
– para a Tailândia e Malásia, brasileiros não precisam de visto, podendo ficar lá por um período de 3 meses.
• vacina – Camboja, Tailândia e Malásia exigem vacina contra a febre amarela, “a todos os viajantes provenientes de áreas endêmicas para Febre Amarela”. Quem vem do Brasil tem que apresentar o certificado internacional da vacina.
Mas para quem mora no Japão não é necessário tomar a vacina. Só que mesmo assim na Tailândia tem que passar no balcão “Health Control” para preencher um formulário todas as vezes que entrar no país e só depois passar pela imigração.
CÂMBIO/MOEDA – Foram 3 tipos de moeda, no Camboja dólar (a moeda oficial é o Riel mas o usado é o dólar, só quando o troco é menos que 1 dólar dão em Riel), na Tailândia baht (representado pelo símbolo ฿) e na Malásia ringgit malaio (representado pelo símbolo RM).
PASSEIOS E TOURS – reservei antes:
– Maya Bay Sleep Aboard na página da agência: aqui. O site podia ser melhor. Quando escolhe o tour, depois que clica em “Book Now”, na próxima página tem o nome do tour, preço e já a opção de pagar com paypal. Você é direcionado para sua conta paypal, faz o pagamento depois automaticamente volta para o site Krabi Connect. E pronto, como não teve opção de colocar nome, nem dão o número de reserva vem a insegurança, e o “já paguei e agora?”.Então nesse site mesmo, na aba “contact” escrevi uma mensagem explicando o tour que tinha comprado e pago e que estava esperando pelo voucher. Como esse tour era indicação do blog “Alquimia do Viajante” estava mais tranquila já que eles fizerem esse mesmo tour por essa agência. E no outro dia mandaram email com instruções (ufa,rsrs) e que estava tudo certo para o passeio. Atualizando: Só que não gostei desse passeio, vou fazer post depois explicando o porquê.
– Ingresso para as Torres Petronas – comprei online no site oficial: aqui. 1 adulto são RM80. Há um limite de pessoas por dia que podem subir a torre, por isso se quiser ir num dia específico é bom comprar antes, senão corre o risco de não ter mais ingressos.
ROTEIRO –
1 dia e meio Camboja
5 dias em Ao Nang (Krabi)
2 dias em Phi Phi Island
1 dia em Kuala Lumpur
FUSO HORARIO –
Camboja: 2 horas à menos em relação ao Japão.
Tailândia: 2 horas à menos em relação ao Japão.
Kuala Lumpur: 1 horas à menos em relação ao Japão.
BLOGS PESQUISADOS – li muita informação e dicas em vários blogs, os que me ajudaram bastante foram:
Camboja:
Viajo, Logo Existo
Preciso Viajar
Coisas que amamos
Tailândia:
Preciso Viajar
Alquimia do Viajante
Viagens Across the World
Kuala Lumpur:
MauOscar
Esse Mundo é Nosso
A viagem foi incrível, aos poucos vou contando aqui como foi 😉
ATUALIZANDO: Para ver as postagens é só clicar abaixo:
> Índice dos Posts no Camboja e Kuala Lumpur
> Índice dos Posts na Tailândia
Para seguir o blog:
@aaventuracomeca
@aaventuracomeca
https://www.facebook.com/aAventuraComeca
Jaque muito boas dicas!! Tudo explicadinho pra quem quer fazer essa viagem!!
CurtirCurtir
Oi Fernanda, obrigada 😉 É quis compartilhar o máximo de informações que precisei nessa viagem. Obrigada pelo seu comentário. Bjs
CurtirCurtir
Jaquelina, parabéns , minha linda! Amei suas postagens, seus comentários, tudo,tudo! quem se aventurar em vaigens pelo Camboja, basta ler seus ensaios, que ficará muito bem informado sobre tudo, dinheiro, enfim, muito bacana mesmo, Valeu!!!!
CurtirCurtir
Oi tia Nancy, obrigada. Adorei seu comentário. Gosto mesmo de passar as dicas adiante. Beijos.
CurtirCurtir
Olá Jaque! Fico feliz em ver que nossas viagens foram referências pra você, vou aguardar o restante das aventuras tá! Beijos!
CurtirCurtir
Olá Yasmine, sim adorei as dicas do seu blog, foram muito úteis. Beijos
CurtirCurtir
Adorei o blog. Queria tirar uma duvida. Estou na Coreia do Sul a 1 mes, proxima semana estou indo para Camboja. Eh necessario a vacina de febre amarela? ja que estou na Coreia?
Obrigado
CurtirCurtir
olá Leonardo, obrigada. Então, as informações que falam sobre a vacina amarela, diz que para pessoas que passaram pela América Latina e África antes de chegar ao Sudeste Asiático, é obrigatório tomar a Vacina da Febre Amarela (no mínimo 10 dias antes da viagem) e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação (CIV). No meu caso, eu moro no Japão, então não é exigido, apesar que no Camboja nem perguntaram nada, só na imigração da Tailândia que tive que preencher um papel referente à vacina e como falei não me foi exigido a vacina porque não era obrigatória para mim. Agora no seu caso já não sei dizer com certeza. Não sei se fui de muita ajuda né. Abraços
CurtirCurtir
Olá, muito obrigado por citar o blog. Ótimo post! Abraços
CurtirCurtir
Olá Rafael. De nada, me foi muito útil nas minhas pesquisas. Super Recomendo! Abraços
CurtirCurtir
Oi Jaque,
Seu post realmente está incrível, muito bem explicado. Estou planejando uma trip para o Japão, Tailândia e Camboja, as informações foram muito úteis.
Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Loryene. Que legal, fico contente pelo blog estar te ajudando a organizar sua viagem. Volte Sempre. Bjs
CurtirCurtir