Olá Leitores!
Todos os anos é realizado o festival “Konan Fuji Matsuri” para ver as glícinias que aqui são chamadas de flor “fuji”. A primeira vez que fui nesse evento foi em 2013, as fotos abaixo são dessa época.
Os links estão atualizados (2021), mas é sempre bom conferir no site do evento: aqui
E essa é uma opção de passeio no feriado de Golden Week (fim de Abril à começo de Maio).
O Festival da Glicínias da cidade de Konan (que fica a 20km de Nagoya) é no parque Mandaraji, também haviam várias barraquinhas de comida e lembrancinhas, típicos desses festivais. São 12 espécies diferentes de flores glicínias.
As datas deste ano (2019, atualizado):
📆De: 20/04/2019 à 06/05/2019
⏰09:00 às 21:00 com iluminação noturna a partir das 18:30 até 21:00
📍Local: Parque Mandaraji (曼陀羅寺公園)
💰Entrada gratuita
Parece um ambiente meio mágico né, de fantasia!
Essa flor é muito importante para a cidade de Konan, sendo sua flor símbolo, tanto que seu mascote é o Fujika-chan. No Japão as cidades adoram adotar um mascote para representa-las sendo muito bem aproveitados no turismo local.
As Glicínias são nativas do Japão (Wisteria floribunda) e da China (Wisteria sinensis). É uma planta trepadeira que vai engrossando o seu tronco até parecer uma arvore, podendo ser forçada a ganhar uma forma específica.
São ideais para cobrir arcos, portões e caramanchões, são muito bonitas com suas flores em cachos que caem como cascatas podendo chegar até 45 centímetros, dando a impressão de parecerem cachos de uvas. Geralmente seus cachos são brancos, rosados, roxos e alguns com vários tons de lilás. E o cheiro é espetacular.
As flores de glicínias são apreciadas desde antigamente, era símbolo símbolo da aristocracia e da elegância e dizem ser a flor da ternura. Já foi descrita em clássicos da poesia japonesa e a escrita (ideograma) usado para a flor “fuji” (glicínia), diferente da escrita de fuji em Monte Fuji, foi utilizada para muitos nomes de famílias japonesas, uma das mais importantes no período Heian (794 a 1185), pelo clã Fujiwara, tenho seu significado como próspero e afortunado.
O bom é que dá para aproveitar o passeio ao parque e conhecer um pouco da cultura japonesa, como o templo Mandara (Mandaraji), que também está localizado ali.
Templo Mandaraji (曼陀羅寺)
Sua construção demorou cinco anos (1324-1329), e sua área é de cerca de 1.100 hectares, e há o templo principal, uma área de armazenamento, uma grande sala de estudo, uma sala pequena de estudo, Mandara Hall, Jizo hall, um observatório, uma casa do tesouro, o portão central, o portão sul, e assim por diante. Na área do templo, há oito templos filiais.
O tamanho do templo comprova o fato de que ele foi patrocinado pela importante família Owari-Tokugawa.
E em 1632 o templo principal foi reconstruído pelo governador Iemasa Hachisuka para agradecer a bondade e a experiência que ele recebeu enquanto passava sua infância no seminário deste templo.
Acesso:
🚆De Trem: na estação de Konan da linha Meitetsu pegue o ônibus da Meitetsu sentido Konan Danchi (江南団地行き) e desça no ponto Mandaraji (曼陀羅寺) são 15 minutos, aproximadamente 180 ienes. E depois ande mais 2 minutos até o local.
🚆De Nagoya: na estação de Nagoya pegue o trem da Meitetsu sentido Inuyama e desça na estação Konan. São 25~30 minutos, 450 ienes. Depois faça o mesmo percurso acima a partir da estação de Konan.
🚆Você pode ver a rota de trem no site Hiperdia: aqui
📍Mapa no Google: aqui Mandaraji Park (曼陀羅寺公園)
🅿️Estacionamento: 500 ienes.
ℹ️Mais informações sobre o evento: aqui
📷🎥 Já segue o blog no Instagram=>@turismonojapao
Segue o blog no Twitter=> @turismonojapao
E você já curtiu a página do Facebook? Curte lá 👍 =>@turismonojapao
Como faz pra cheat em konan no festival do fuji
CurtirCurtir
Oi Yuuky, se você for de carro, clica no link do mapa do Google nesse post. Agora de transporte público tem que pegar trem e ônibus ou trem e táxi. Dei uma atualizada se vier de Nagoya, aí na estação de Konan da linha Meitetsu pegue o ônibus da Meitetsu sentido Konan Danchi (江南団地行き) e desça no ponto Mandaraji (曼陀羅寺) são 15 minutos, aproximadamente 180 ienes. E depois ande mais 2 minutos até o local.
CurtirCurtir