Continuando a visita de 1 dia, que fiz à cidade de Nara, que fica na região de Kansai. O início tá nesse post: Visita à Nara: o templo Kofukuji. Adorei visitar esse santuário, é um dos locais daqui do Japão que mais gostei de ir.
SANTUARIO KASUGA TAISHA (春日大社)
O santuário é uma das atracões de Nara imperdível, ele fica no lado leste do parque de Nara, e fica ao pé de duas montanhas sagradas, Kasuga-yama e Mikasa-yama, no meio da “Floresta Primaveral Kasugayama” com árvores muito antigas, e tanto a floresta como o santuário são registrados como Património Mundial pela UNESCO, e fazem parte dos “Monumentos históricos da antiga Nara”.
O Kasuga Taisha (Grande Santuário Kasuga) é um santuário xintoísta com mais de mil anos de história, foi inaugurado em 768 pela família Fujiwara, e originalmente construído para proteger a antiga capital do país, Nara. Só que pelo costume da religião xintoísta de purificação e renovação o santuário era demolido e reconstruído conforme o original a cada 20 anos. Isso aconteceu do século 8 ao século 19, ou seja mais de 50 vezes, até 1863, que é a data da última reconstrução do santuário atual.
Quando passamos pelo Torii , estamos pisando em solo sagrado.
Comentários da Foto: Portal japonês (Torii), geralmente estão nas entradas dos santuários xintoístas.
Caminhar por entre a alameda que é cercada por 2.000 lanternas de pedra de um lado e outro, durante tudo o caminho até o santuário, e com bastante verde em volta é um passeio muito agradável e bonito. Encontra-se veados soltos também, que as vezes pregam peças se estamos distraídos. rsrs
Comentários das Fotos: Até chegar ao santuário tem uma caminhada de 1,2 km por dentro da floresta. E as lanternas pelo caminho e um pequeno santuário ao fundo.
Com certeza um dos seus maiores destaques são as 3.000 lanternas existentes no santuário. São 2.000 lanternas de pedras na parte externa e 1.000 lanternas de bronze na parte interna.
Comentários das Fotos: Há lanternas de diversos tamanhos, formatos e desenhos, nos jardins, floresta, penduradas nos corredores, estão por toda a parte ao redor do santuário.
As lanternas foram doados em sinal de fé e gratidão ao longo dos anos por pessoas comuns, e alguns guerreiros samurais. Eram acesas todas as noites. Agora todas só são acesas apenas em 3 dias ao ano, em 3 de fevereiro (festival Setsubun Mantoro, marca a transição do inverno para a primavera) e em 14-15 de agosto (festival Obon Mantoro). Todos eles são iluminadas à 18 horas e dura até às 21 horas. Imagina o espetáculo!
Comentários da Foto: tem uma espécie de quarto com algumas lanternas acesas para se ter uma idéia de como elas ficam quando estão iluminadas.
O santuário é famoso também por ser um dos três grandes santuários xintoístas do Japão, junto com o de Ise-Jingu (Mie) e o Iwashimizu-Hachimangu (Kyoto).
A arquitetura do templo se destaca com os pilares vermelhos.
Comentários das Fotos: Portal “Minamimon”. Nessa parte para entrar paga-se 500 ienes, estátua do mascote da cidade. Chūmon, seu telhado é de cipreste japonês.
Comentários das Fotos: Árvore de cedro de 23 metros e circunferência de 7,94 metros tem mais de mil anos. Jardim japonês e atrás “Heiden”. E você pode ver como está sua “sorte”, elas são escritas em tiras de papel, omikuji (ou loteria sagrada), se a sorte é desfavorável, nega-se ela, amarrando o pedaço de papel no galho da árvore, é pago entre 100 à 200 ienes.
Comentários das Fotos: Detalhes das lanternas vista de dentro do “Naoraiden”, onde tem esses instrumentos, tambores, bem antigos.
No santuário pode-se visitar também:
–Casa do Tesouro (Homotsu-kan), com importantes relíquias, tesouros da Casa Imperial, da aristocracia, e de samurais ao longo dos séculos. Horário: 9:00 às 17:00 (Entrada até 16:30) – Ingresso: 400 ienes
–Jardim Botânico (Kasuga Taisha Shin-en), com as flores de glicínias de centenas de anos e importante para a família que fundou o santuário, “Fujiwara” pode ser lido como “campo de glicínias”. Horário: 9:00 às 17:00 (até às 16:30 de dezembro a fevereiro) – Entrada até 30 minutos antes de fechar. Fechado: segundas-feiras de dezembro a fevereiro (ou a terça seguinte, se segunda for um feriado nacional) – Ingresso: 500 ienes
Santuário Kasuga Taisha
Horário: 6:00 às 18:00 (Abril à Setembro) – 6:30-17:00 (Outubro à Março)
Aberto todos os dias do ano.
Ingresso: Gratuito (área externa), 500 ienes (área interna)
Acesso:
À pé da estação Kintetsu Nara ou estação JR Nara são mais ou 30 à 40 minutos.
Mapa no Google: aqui
Página Oficial: aqui (em japonês)
OUTROS POSTS DE PASSEIOS EM NARA: aqui
Os links estão atualizados (2021), e claro os preços podem ter tido alterações por isso é sempre bom conferir no site oficial 🙂
📷🎥 Já segue o blog no Instagram=> @turismonojapao
Segue o blog no Twitter=> @turismonojapao
E você já curtiu a página do Facebook? Curte lá 👍 => turismonojapao